Tudo sobre calibres de cordas


Como a espessura da corda afeta a jogabilidade? Que calibre de corda de tênis você deve usar?

Como se escolher uma corda de tênis já não fosse difícil o suficiente devido à grande variedade de opções, uma vez que você escolheu uma corda, há outro fator a se pensar: o calibre.

Neste guia, vamos explorar o que significa o calibre da corda, como é medido, avaliar como isso impacta seu desempenho, ver qual calibre os profissionais usam e ajudá-lo a identificar qual você deve usar.

O que é o calibre da corda ?

As cordas de tennis são feitas em diferentes espessuras, chamadas de calibres (gauge em inglês). Quanto mais grosso o calibre ou diâmetro da corda, mais durabilidade e controle, enquanto quanto mais fino o calibre, mais potência e conforto. 

Embora não haja limite inferior ou superior para o calibre de uma corda (é claro que ela tem que passar pelo orifício do grommet na raquete), as medidas das cordas de tennis normalmente variam de 1,05 mm a 1,41 mm. Os mais comuns disponíveis no mercado variam entre 1,18-1,30 mm. 

Na Europa, junto com a medição milimétrica a espessura das cordas de tennis é comunicada também por um número inteiro. Nos EUA, quanto menor o número, mais espesso é o calibre. Na Europa, quanto maior o número, mais espesso é o medidor. Exemplo: 1.30 é indicado como 16 nos EUA.

Para complicar ainda mais as coisas, alguns calibres apresentam um “L” ao lado da medida. O “L” significa “Light” e indica que é mais fina. Portanto, uma corda 15L é mais fina que uma corda 15, mas não tão fino quanto uma 16. Da mesma forma, uma corda 16L é mais fina que uma 16, mas não tão fino quanto um 17 e assim por diante.

Tabela de calibres de cordas de tennis


Embora este gráfico seja muito útil, o calibre das cordas de tennis não é um padrão universalmente aceito, o que significa que os fabricantes de cordas podem colocar a medida da maneira que bem entenderem.

 Então, se uma embalagem de corda indica 16L, o que isso realmente significa? Significa que ela se enquadra em uma ampla gama de diâmetros que podem variar. Enquanto uma empresa pode chamar uma corda de 1,24 mm de 16L, outra pode chamá-la de 17. Portanto, não há um consenso real, pois há alguma sobreposição entre as medições de calibre.

Na foto abaixo, você pode ver como as cordas Gamma Professional e Solinco Confidential, são ambas calibre 16, mas a espessura em milímetros é diferente: 1,32 mm vs 1,30 mm.

Gama Professional 16 (1.32mm)

Solinco Confidential 16 (1.30)

Na dúvida, use sempre a medição em milímetros para saber o calibre exato. Algo interessante é que muitos fabricantes tendem a copiar uns aos outros na hora de catalogar o calibre de suas cordas. Na tabela simplificada abaixo temos as medidas usadas pela maioria dos fabricantes de cordas.

Tabela simplificada do calibre de cordas de tennis 


Calibre e desempenho da corda

Já sabemos que as cordas vêm em calibres diferentes, mas como e por que a espessura de uma corda afeta o desempenho?

Cordas mais finas:

  • Gera mais potência (menor controle)
  • Gera mais spin
  • Menor durabilidade
  • Maior conforto
  • Perda de tensão mais rápida

Cordas mais grossas:

  • Gera menos potência (maior controle)
  • Gera menos spin
  • Maior durabilidade
  • Menor conforto
  • Perda de tensão mais lenta

Durabilidade

Quanto mais grossa a corda, mais durável ela será. Isso ocorre porque quando as cordas raspam umas nas outras, se desgastam e, eventualmente, se quebram. Então naturalmente, quanto mais material houver para suportar esse atrito, mais tempo ela durará.

As cordas mais grossas também lidam melhor com fortes impactos. É menos provável que os erros perto do aro da raquete quebrem uma corda quando o calibre é mais grosso.

O tipo de material da corda influencia muito na durabilidade. Então um poliéster de calibre 19 (1.05) é mais durável do que uma tripa natural de calibre 16 (1.30). 

A melhor maneira de comparar calibres é observar cordas idênticas ou pelo menos do mesmo tipo de material, como por exemplo cordas de poliéster monofilamento.

Uma ferramenta útil para isso é a ferramenta de comparação de cordas do Tennis Warehouse University. Veja um exemplo dos dados abaixo para Solinco Hiper G em dois diferentes calibres.


Potencial de spin

Usando a tabela de comparação da Solinco Hyper G acima, você pode ver que quanto mais fina a corda, maior o potencial de giro, enquanto mais grossa a corda, menos potencial de giro.

Isso ocorre porque as cordas mais finas podem ter mais aderência no feltro e agarrar a bola, o que resulta em mais rotação. Uma corda mais grossa morde menos na bola, resultando em um potencial menor para o topspin. Cordas mais finas também são mais espaçadas e tem menos material = menos atrito, criando mais snapback (efeito estilinque).

Assim como a durabilidade, há muitos fatores em jogo. Uma corda fina não garante o spin, mas significa que se você acertar dois golpes idênticos com dierentes calibres, a corda de calibre mais fino dará mais giro na bola.

Potência

Cordas mais finas do mesmo tipo são mais elásticas, portanto, produzem mais força devido ao maior "pocketing" (sensação de estar conectado) da bola.

Sensação

Sensação (feel) é certamente um dos elementos mais subjetivos, mas a maioria dos jogadores acha que cordas mais finas oferecem mais sensação, geralmente porque é um pouco mais macia passa uma sensação de estar mais conectada com a bola.

Qual calibre de corda usar?

Como a maioria das coisas no tênis, o calibre que você usa se resume simplesmente à preferência pessoal e é uma das muitas coisas que você pode e deve experimentar.

Lembre-se de que o tipo de corda que você usa desempenha um grande papel. Se você está rompendo uma tripa natural após 5 jogos, aumentar o calibre da corda não vai te ajudar muito. Neste caso você precisa mudar para um corda com material mais durável e escolher a espessura de acordo.

Segue abaixo alguns calibres e o tipo de jogadores em que se encaixam.

  • 15 / 1,40 mm: Calibre espesso; jogadores que desejam máxima durabilidade e controle (baixo conforto).

  • 15L / 1,35 mm: Calibre médio espesso, jogadores que desejam durabilidade e controle (Nadal joga com esse calibre). 

  • 16 / 1,30 mm: Calibre de espessura média; ao contrário do que se imagina, esse calibre não é considerado espesso. Uma boa escolha para frequentes string breakers (jogadores que quebram bastante a corda) mas que não desejam um calibre tão espesso.

  • 16L / 1,28 ou 1,27 mm: Calibre médio, adequado para jogadores que procuram uma mistura de potência e controle.

  • 17 / 1,25 mm: Calibre fino médio; para jogadores que procuram potência e conforto.

  • 17L / 1,20 mm: Calibre fino; para jogadores que buscam maior toque e sensação.

  • 18 / 1,15 mm: Calibre extra fino; para jogadores que desejam o máximo de toque e sensação.
Aqui no Brasil (erroneamente) muitos acreditam que 1,25 é um calibre médio e que 1,30 é espesso. Talvez isso se deva pelo fato de que a maioria das pessoas por aqui priorizam o conforto (por medo de lesões), quando o ideal seria priorizar o controle.

De modo geral, a maioria dos jogadores se adapta bem usando uma corda de calibre 16 (1,30mm) e é por esse calibre que eu recomendo começar. À partir daí mudar conforme a necessidade de mais conforto, spin, sensação etc.

Que calibre de corda os profissionais usam?



Perguntas frequentes

Qual calibre de corda é mais confortável para o braço?

Cordas de calibres mais finos são melhores para o braço. No entanto, o tipo de corda que você usa tem um impacto muito maior no conforto. Antes de olhar para o calibre, eu examinaria o tipo de corda. Você sente dor no pulso, cotovelo ou ombro e está usando poliéster? Neste caso mudar para um calibre mais fino provavelmente não te ajudará. Mude para um poliester mais macio ou para um multifilamento.

Mudar o calibre só faz sentido para o conforto quando você só precisa de um pequeno ajuste. Por exemplo, você está jogando sem dor, mas começa a sentir desconforto no braço após uma longa sessão de golpes. Talvez então um calibre mais fino faça a diferença.

Qual calibre é bom para spin?

Um poliéster de calibre fino tem o maior potencial de rotação que qualquer corda. Por exemplo, Babolat RPM Blast 18 (1.20mm) tem um potencial de rotação muito alto. A desvantagem é que ela quebrará rapidamente.

Como o calibre das cordas afeta na tensão das cordas?

Quanto mais grossa a corda, mais tempo ela mantém a tensão. Isso ocorre porque elas não esticam tanto quanto cordas mais finas e conseqüentemente, mantêm a tensão melhor. Como resultado, uma corda de calibre mais grosso talvez possa dar a sensação de tensão mais alta, mesmo que com a mesma tensão de uma corda mais fina.

Qual calibre de corda de poliéster é melhor?

A corda de poliéster de melhor calibre é aquela que não machuca seu braço e não quebra depois de alguns jogos. Dependendo do seu estilo de jogo, podem ser diversos calibres, mas como já foi dito acima, é uma boa começar com um calibre 1.30 (por trazer mais controle) e daí em diante mudar caso haja necessidade de por exemplo, maior conforto, spin etc.

Considerações finais

Acredito que esta postagem tenha dado a você uma boa ideia de como o calibre afeta a jogabilidade. De modo geral, são diferenças muito sutis e minha recomendação seria usar uma corda que traga equilibrio entre controle (na minha opinião o quesito mais importante), conforto (é sempre um benefício) e durabilidade (economizar é sempre bom).

Outros fatores são o spin e a potência, mas acredito que a ajuda da corda no spin é sutil e o que é mais determinate para esse efeito é o movimento do golpe. Quanto mais fina a corda mais potência, mas isso também pode ser controlado através da tensão utilizada na corda.

Qual calibre de cordas de tênis você usa e por quê? Você pode notar a diferença ao mudar de calibre ? Escreva nos comentários. 

Até a próxima e bom jogo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tudo sobre a rigidez da raquete (Stiffness)

Nova raquete Wilson Clash 100 V3 2025

A evolução do Tennis em 4 grips