Tudo sobre calibres de cordas

Como a espessura da corda afeta a jogabilidade? Que calibre de corda de tênis você deve usar?
Como se escolher uma corda de tênis já não fosse difícil o suficiente devido à grande variedade de opções, uma vez que você escolheu uma corda, há outro fator a se pensar: o calibre.
Neste guia, vamos explorar o que significa o calibre da corda, como é medido, avaliar como isso impacta seu desempenho, ver qual calibre os profissionais usam e ajudá-lo a identificar qual você deve usar.
O que é o calibre da corda ?
As cordas de tennis são feitas em diferentes espessuras, chamadas de calibres (gauge em inglês). Quanto mais grosso o calibre ou diâmetro da corda, mais durabilidade e controle, enquanto quanto mais fino o calibre, mais potência e conforto.
Embora não haja limite inferior ou superior para o calibre de uma corda (é claro que ela tem que passar pelo orifício do grommet na raquete), as medidas das cordas de tennis normalmente variam de 1,05 mm a 1,41 mm. Os mais comuns disponíveis no mercado variam entre 1,18-1,30 mm.
Na Europa, junto com a medição milimétrica a espessura das cordas de tennis é comunicada também por um número inteiro. Nos EUA, quanto menor o número, mais espesso é o calibre. Na Europa, quanto maior o número, mais espesso é o medidor. Exemplo: 1.30 é indicado como 16 nos EUA.
Para complicar ainda mais as coisas, alguns calibres apresentam um “L” ao lado da medida. O “L” significa “Light” e indica que é mais fina. Portanto, uma corda 15L é mais fina que uma corda 15, mas não tão fino quanto uma 16. Da mesma forma, uma corda 16L é mais fina que uma 16, mas não tão fino quanto um 17 e assim por diante.
Tabela de calibres de cordas de tennis
Então, se uma embalagem de corda indica 16L, o que isso realmente significa? Significa que ela se enquadra em uma ampla gama de diâmetros que podem variar. Enquanto uma empresa pode chamar uma corda de 1,24 mm de 16L, outra pode chamá-la de 17. Portanto, não há um consenso real, pois há alguma sobreposição entre as medições de calibre.
Na foto abaixo, você pode ver como as cordas Gamma Professional e Solinco Confidential, são ambas calibre 16, mas a espessura em milímetros é diferente: 1,32 mm vs 1,30 mm.
![]() |
Gama Professional 16 (1.32mm) |
![]() |
Solinco Confidential 16 (1.30) |
Na dúvida, use sempre a medição em milímetros para saber o calibre exato. Algo interessante é que muitos fabricantes tendem a copiar uns aos outros na hora de catalogar o calibre de suas cordas. Na tabela simplificada abaixo temos as medidas usadas pela maioria dos fabricantes de cordas.
Tabela simplificada do calibre de cordas de tennis
Já sabemos que as cordas vêm em calibres diferentes, mas como e por que a espessura de uma corda afeta o desempenho?
Cordas mais finas:
- Gera mais potência (menor controle)
- Gera mais spin
- Menor durabilidade
- Maior conforto
- Perda de tensão mais rápida
Cordas mais grossas:
- Gera menos potência (maior controle)
- Gera menos spin
- Maior durabilidade
- Menor conforto
- Perda de tensão mais lenta
Durabilidade
Quanto mais grossa a corda, mais durável ela será. Isso ocorre porque quando as cordas raspam umas nas outras, se desgastam e, eventualmente, se quebram. Então naturalmente, quanto mais material houver para suportar esse atrito, mais tempo ela durará.
As cordas mais grossas também lidam melhor com fortes impactos. É menos provável que os erros perto do aro da raquete quebrem uma corda quando o calibre é mais grosso.
O tipo de material da corda influencia muito na durabilidade. Então um poliéster de calibre 19 (1.05) é mais durável do que uma tripa natural de calibre 16 (1.30).
A melhor maneira de comparar calibres é observar cordas idênticas ou pelo menos do mesmo tipo de material, como por exemplo cordas de poliéster monofilamento.
Uma ferramenta útil para isso é a ferramenta de comparação de cordas do Tennis Warehouse University. Veja um exemplo dos dados abaixo para Solinco Hiper G em dois diferentes calibres.
Potencial de spin
Segue abaixo alguns calibres e o tipo de jogadores em que se encaixam.
- 15 / 1,40 mm: Calibre espesso; jogadores que desejam máxima durabilidade e controle (baixo conforto).
- 15L / 1,35 mm: Calibre médio espesso, jogadores que desejam durabilidade e controle (Nadal joga com esse calibre).
- 16 / 1,30 mm: Calibre de espessura média; ao contrário do que se imagina, esse calibre não é considerado espesso. Uma boa escolha para frequentes string breakers (jogadores que quebram bastante a corda) mas que não desejam um calibre tão espesso.
- 16L / 1,28 ou 1,27 mm: Calibre médio, adequado para jogadores que procuram uma mistura de potência e controle.
- 17 / 1,25 mm: Calibre fino médio; para jogadores que procuram potência e conforto.
- 17L / 1,20 mm: Calibre fino; para jogadores que buscam maior toque e sensação.
- 18 / 1,15 mm: Calibre extra fino; para jogadores que desejam o máximo de toque e sensação.
Que calibre de corda os profissionais usam?
Até a próxima e bom jogo.
Comentários
Postar um comentário