Tudo sobre a rigidez da raquete (Stiffness)

Se você estiver procurando por uma nova raquete, uma das medidas que verá na lista de especificações é a rigidez (stiffness). É algo que você precisa prestar atenção ou apenas um número ? Tem impacto no desempenho da raquete?

A grande maioria dos jogadores amadores não sabem a rigidez da raquete que usam, que estão comprando ou indicando aos amigos, sem saber como isso afeta sua performance. Então, veremos mais à seguir.

O que é rigidez de uma raquete de tennis ?

A rigidez da raquete é uma medida de quanto uma raquete se flexiona ao entrar em contato com a bola. Quanto mais a bola distorce o aro, mais flexibilidade a raquete tem, portanto, menor é a taxa de rigidez.

As classificações de rigidez são indicadas por números, denominado classificação RA. Isso geralmente é entre 50 e 71 na maioria das raquetes de varejo. O número mais baixo indica uma raquete mais flexível e o número mais alto indica uma raquete mais rígida.

Portanto, uma raquete com classificação RA 50 dobrará mais do que uma raquete com RA 71 no impacto, levando em conta que sejam idênticas em todas as outras especificações, como peso, tamanho da cabeça etc.

Como é medida a rigidez da raquete de tênis ?

A medição da rigidez da raquete é feita principalmente usando a maquina "Babolat Racquet Diagnostic Center" (RDC). Existem outras máquinas da Prince e Gamma, mas a Babolat é a máquina mais usada e confiável que existe. 

Ela é capaz de medir rigidez, peso, peso em movimento, equilíbrio e deflexão do encordoamento. Esta máquina custa cerca de 4.500 dólares, então não é algo que o jogador médio de clube terá acesso.

Babolat RDC

As máquinas RDC calculam a rigidez aplicando força no aro da raquete enquanto ela está travada no cabo e apoiada em uma barra perto da área do coração da raquete, que atua como uma alavanca.

Isso faz com que o aro se flexione ligeiramente e então as máquinas RDC registram a medição. Como foi dito acima, a maioria das raquetes destinadas a jogadores intermediários e avançados, isso fica entre 50 e 72, mas pode ir tão baixo quanto 40 e tão alto quanto 85. 

Como é calculada a rigidez da raquete (RA) ?

Curiosamente, a medição da rigidez da raquete não é uma fórmula comumente usada ou que seja vista em muitos outros produtos do nosso cotidiano.

Você não verá o termo RA usado em outro produto além de raquetes, que é a sigla para racquet analysis (análise de raquete).

A Babolat trata a medição como tecnologia propria, portanto, eles não revelam o cálculo ou a fórmula usada. Isso, por sua vez, destaca uma das possíveis falhas do RA. Como a classificação RA é um segredo bem guardado de como é calculada, ela só pode ser usada como um simples (mas muito importante) ponto de comparação ao escolher uma raquete

O número permite que você faça um apanhado rápido de quais raquetes são consideradas rígidas ou flexíveis. Um problema com o próprio número, entretanto, é a consistência. Nem todo fabricante usa uma máquina Babolat RDC, e nem todas são calibrados da mesma maneira.

Outro ponto falho da máquina RDC é que ela não pode medir em várias áreas da raquete. Portanto, se uma raquete flexionar mais em uma determinada parte que em outra, você não saberá disso através de sua classificação RA.

Se você olhar as classificações de RA no site da conceituada loja online Tennis Warehouse atribuídas às raquetes verá que as vezes elas diferem daquelas listadas pelos fabricantes de raquetes, pelo simples fato de que eles provavelmente fazem suas próprias medições.

Existem outros métodos de medição de rigidez ?

Uma outra medida é usada pela Wilson, algo que eles chamam de SI (Stiffness index) que seria índice de rigidez, em português. Este índice é fornecido em milímetros (Quantos mm a raquete se dobra à determinada pressão no impacto).

Por exemplo, a Wilson Clash 100 uma das raquetes mais flexíveis do mercado, com um SI de 11,2 mm, a Wilson afirma ser 115% mais flexível do que a raquete mais vendida. No entanto, isso é baseado em testes internos e eles não divulgaram qual é a outra raquete líder do mercado (Babolat Pure Aero ???).

É possível ter uma idéia do teste feito assistindo o vídeo à seguir.


O método da Wilson é segundo eles, mais "realista" para como uma raquete reage durante um jogo. Porém, é apenas um número e eles não tendem a publicá-lo em cada uma de suas raquetes, o que torna a comparação difícil. 😵

Posso medir a rigidez da raquete por conta própria ?

A grosso modo a resposta é não. Há quem faça alguns testes caseiros dobrando a raquete contra a parede mas eu não recomendo e nem jamais faria isso com minhas raquetes. Com o passar dos anos jogando e testando diversas raquetes e cordas, a sensibilidade aumenta e torna-se mais perceptível a diferença de rigidez entre diferentes modelos de raquetes (principalmente quando a as diferenças são mais acentuadas). 

Como a rigidez afeta o desempenho da raquete ?

A rigidez afeta a jogabilidade de uma raquete em três áreas: Potência, controle e conforto.

Potência

Sem entrar em detalhes sobre física, a razão pela qual a rigidez afeta a potência da raquete é devido à transferência de energia.

Quando você faz contato com a bola, o aro se dobra. Quanto mais flexível for uma raquete, mais ela se dobra e mais energia absorve. Isso diminui a potência, pois está tirando energia da bola. Um aro mais rígido flexiona menos no impacto, mantendo mais energia na bola, resultando em mais força em seus golpes.

Um dos mitos que você verá a nível de clube é que os aros flexíveis são potentes porque a raquete funciona como um estilingue, impulsionando a bola quando ela retorna ao seu estado normal.

No entanto, a verdade é que a bolinha só fica nas cordas por uma fração de segundo, o que não é tempo suficiente para que a raquete se recupere e devolva energia à bola. Assim, uma estrutura mais rígida dobra menos e mantém mais energia na bola do que uma com mais flexibilidade.

Controle

Enquanto a potência é facilmente explicada pela física, o controle é uma área mais subjetiva e varia de jogador para jogador. A teoria geral é que quanto mais flexível for a raquete, mais controle ela dará, porque tem menos potencial dar profundidade aos golpes.

Isso não significa que um jogador que não consegue colocar a bola na quadra deve mudar para uma raquete mais flexível. O controle vem principalmente da técnica e do nível de habilidade do jogador. Uma raquete só pode fazer mudanças sutis no posicionamento da bola.

Raquetes mais rígidas são mais estáveis ​​em batidas de contato fora do centro. Essa estabilidade produzirá uma maior "facilidade" de golpear, que normalmente fará a bola cruzar a rede com mais velocidade e profundidade. Já uma estrutura mais flexível pode dar aos jogadores a sensação de que estão atingindo pontos mortos do encordoamento, onde a bola tem menos velocidade e profundidade.

Em termos de sensação que também se relaciona com o controle, muitos jogadores geralmente acham que as raquetes mais rígidas fornecem uma sensação nítida ou viva, devido ao aumento de potência que um aro mais rígido oferece.

Aros flexíveis também são frequentemente descritos como que proporcionam uma sensação de conforto, pois os jogadores se sentem mais conectados com a bola, especialmente em jogadas de toque, como voleios ou drop shots. É importante ressaltar que o tipo de cordas que você está usa tem um impacto significativo na sensação e no controle da raquete. 

Conforto

Assim como o controle, o conforto é uma área onde a física e os sentimentos pessoais entram em conflito. 

Em termos de conforto, porque dobram e absorvem mais choque no impacto, as raquetes flexíveis são geralmente consideradas mais amigáveis ​​ao braço. Já estruturas mais rígidas passam vibrações mais severas para o braço e muitos as consideram como um fator que contribui para problemas de braço ou cotovelo.

Como resultado, jogadores experientes ou com problemas de cotovelo e pulso tendem a escolher uma estrutura flexível, perdendo em potência mas ganhando em uma melhor saúde do braço. O problema aqui é que a ciência por trás disso não é clara e muitos jogadores podem acreditar na sua própria verdade.

Quando a raquete entra em contato com a bola ela vibra. A rigidez da raquete afeta a amplitude, a frequência e o quanto essas vibrações são amortecidas.

Em um aro mais rígido as vibrações acontecem em um ritmo mais rápido, mas também param mais rapidamente. Raquetes mais flexíveis têm vibrações mais significativas que ocorrem em um ritmo mais lento, mas duram mais.

Então, o que é melhor ? É aqui que tudo fica um tanto confuso. Há um forte argumento para dizer que uma raquete mais rígida pode muito bem ser mais amigável ao braço porque as vibrações são menores, param mais cedo, mas na verdade dá essa sensação porque é necessário fazer menos força com uma raquete mais rígida pois solta mais a bola. 

Eu vejo constantemente jogadores se referirem a raquetes com um RA na casa dos 62 como duras e desconfortáveis, e raquetes na faixa de 70 RA (Babolats da vida) como tendo uma resposta suave, sendo macias. Isso sugere que, independentemente de qualquer classificação de rigidez, a única medida que importa é a sensação e o desempenho de uma raquete na mão de um jogador. E só há uma maneira de descobrir isso: Testando.

Tabela de classificação de raquetes quanto à rigidez.


Rígida ou flexível ? Qual raquete escolher ?

Como eu continuo enfatizando, testar uma raquete é uma necessidade absoluta e você não deve escolher uma ou outra sem antes "brincar" com ela.

De modo geral, jogadores com swing rápidos e amplos, ou seja, aqueles que não precisam de muita ajuda da raquete quando se trata de batidas com velocidade, uma raquete flexível pode ser uma boa escolha, já que poderá atacar a bola com menos preocupações de "overhitting" (estourar) além da linha de base.

Os jogadores com velocidades de swing mais lentas que não acertam a bola de forma tão limpa podem preferir uma estrutura rígida, pois o poder adicional os ajuda a obter golpes de forma menos exigente.

Em termos de problemas de braço, é um problema complicado, onde a maioria dos jogadores tende a ter mais problemas com raquetes rígidas. Então, se você tiver cotovelo de tênista (tennis elbow), eu testaria primeiro uma raquete flexível. A ProKennex oferece uma gama muito sólida de raquetes amigáveis ​​ao braço que não tem exatamente rigidez baixa.

Exemplos de raquetes rígidas


Exemplos de raquetes flexíveis


Conclusões finais

A rigidez é uma das muitas coisas que podem afetar a jogabilidade de uma raquete e embora não seja a consideração mais importante, é algo para se pensar caso você esteja lutando para encontrar controle ou se gostaria de mais conforto.

Tem alguma dúvida sobre a rigidez da raquete? Deixe nos comentários. 

Até a próxima e bom jogo !

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A evolução do Tennis em 4 grips

Tensão das cordas - Qual é a ideal ?