Tensão das cordas - Qual é a ideal ?

A tendência em torno das tensões nas cordas de tennis nos últimos anos é que menos é mais. Os jogadores de modo geral estão diminuindo a tensão. Vemos até mesmo alguns profissionais encordoar suas raquetes com cerca de 33 lbs "full bed" (raquete toda) com poliéster (Adrian Mannarino é um exemplo). Do outro lado do espectro, Dustin Brown encordoa sua raquete com cerca 72 libras.

Vamos dar uma olhada no que você ganha utilizando tensão alta ou baixa.

  • Encordoe com mais tensão para obter mais controle
  • Encordoe com tensão mais baixa para obter mais profundidade e conforto (talvez spin!?)

Segundo especialistas não devemos usar a palavra potência quando falamos sobre tensões mais baixas. O que ganhamos usando tensões menores é mais profundidade em nossos tiros, não potência.

Tensões mais baixas geram mais spin? Bem, com uma tensão mais baixa você está dando margem para mais movimento das cordas, o que causa certo incremento na rotação. Mas isso é caso você use cordas de poliéster, pois as cordas retornam no lugar e fornecem o controle desejado. Já com tripa natural ou poliéster, você pode ter problemas para controlar a bola com tensão baixa. 

O que pode ser considerado tensão baixa ou alta?

O que é tensão baixa e o que é tensão alta ? Não há uma resposta exata mas sim aproximada. Eu chamaria de tensão baixa qualquer coisa abaixo 46 lbs. As tensões médias variam de 48 a 55 lbs e qualquer coisa acima disso é uma tensão alta. Isto nos dias de hoje, porque a cerca de 15 a 20 anos atrás a maioria dos profissionais usava tensões mais altas, entre 60 a 70 kg. Os avanços em tecnologia, especialmente a introdução das cordas de poliéster em 1997 , mudaram o tennis.

A tensão ideal para cada jogador depende da raquete utilizada, tipo de corda  e a maneira de que você está tentando jogar. 

Se eu estivesse usando uma raquete mais rígida (stiffness de 67 pra cima), de aro grosso e de potência como a Babolat Pure Aero, colocaria uma "cama cheia" de cordas de poliéster com 55 lbs. Essa raquete tem um padrão de cordas 16 × 19 (aberto)e com algo abaixo disso não me sentiria confiante quanto ao meu nível de controle.

Por outro lado, em uma raquete de baixa potência, flexível e mais orientada para o controle como a  Wilson Blade 98 V7 16 × 19 ou a Wilson Clash 100 ficaria satisfeito em encordoar com a Babolat RPM Blast a 48 ou 50 lbs. 

Eu não bato na bola com tamanha potência dos profissionais, mas também não sou de apenas "empurrar" a bola para o outro lado. Na verdade você precisa descobrir o que funciona para seu jogo.

Cordas diferentes, tensões diferentes

Escrevi sobre a rigidez das cordas em meu post sobre  tudo sobre calibres de cordas . Uma corda mais rígida trará melhor controle e permitirá diminuir a tensão. Se eu usar uma corda orientada para controle, como  Kirschbaum Pro Line X  , poderia diminuir a tensão para 45 libras em uma raquete de controle. Mas eu não poderia usar um poliéster mais macio como  Solinco Tour Bite Soft  ou  Volkl Cyclone Tour  nessa tensão. Então, tudo depende.

Se você bate na bola porque sua vida depende disso e regularmente quebra as cordas, certamente deve usar um poliéster durável e orientado para o controle com 55 lbs. Ainda assim, se você for um jogador de finesse com swings mais curtos, você pode escolher um poliéster mais macio com cerca de 50 lbs e assim encontrar controle suficiente. Jogadores com swings mais curtos podem experimentar um encordoamento híbrido (metade poliester e metade sintético, por exemplo).

Uma coisa muito importante: não olhe para o  que os jogadores profissionais usam . Eles praticam um esporte diferente da maioria de nós com a tensão que colocam na corda. Basta tomar  Stan Wawrinka  como exemplo. Ele utiliza a  Babolat RPM Blast a 62 lbs em uma raquete de cabeça 95 polegadas e peso 372g. Um jogador de tennis recreativo pode machucar o braço com esse tipo de corda e tensão, mas Stan tem uma técnica absurda, acerta a bola com muita força e (principalmente) no centro da raquete. 

Resumo

Não existem regras reais para a tensão que você deve usar. Se você nunca tentou encordoar com poliéster a uma tensão abaixo de 50 lbs, experimente! Para alguns jogadores, pode ser uma mudança positiva! Se eu estiver usando uma "cama cheia" de multifilamento ou tripa natural, geralmente não colocaria abaixo 55 lbs. As cordas suaves precisam de uma tensão um pouco mais alta para ter mais controle.

Se for utilizar um encordoamento híbrido a tendencia é encordoar com um multifilamento ou tripa natural nas mains a 57 lbs e poliéster nas crosses (cruzadas) a 53 lbs. Isso depende da raquete. Se for padrão muito aberto é preferível usar cordas de poliéster para maior durabilidade.

Qual tensão e tipo de cordas você costuma usar ? Deixe nos comentários. Até a próxima e bom jogo !

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tudo sobre a rigidez da raquete (Stiffness)

A evolução do Tennis em 4 grips