Pro Stock - Raquetes usadas pelos profissionais.


As pessoas costumam se perguntar sobre as raquetes dos jogadores profissionais. Quais raquetes os jogadores de tênis profissionais usam ? São as mesmas que você e eu podemos comprar na loja?

Nem todos sabem mas a resposta geralmente é NÂO ! Os jogadores profissionais endossam os modelos de raquete mais recentes, mas usam algo diferente. Raramente os profissionais jogam com modelo de raquete em que fazem propaganda da pintura (paintjob).

As raquetes de jogadores profissionais são frequentemente raquetes "Pro stock".

Quando se trata de raquetes de tênis para profissionais, eles costumam usar algo chamado de pro stock, que são altamente personalizadas usando por exemplo, silicone por dentro do cabo, fita de chumbo colada no aro, comprimento personalizado e às vezes medida de empunhadura personalizada. Eles fazem essa customização a partir de um "Hairpin" (como é chamada a forma mais crua da raquete) que costuma pesar em torno de 300 gramas antes da customização ser aplicada. Esses modelos não estão facilmente disponíveis para o público geral que compra raquetes, mas você pode encontrá-las no eBay e em outros sites (raramente).

Não há mágica envolvida na fabricação de uma raquete pro stock que o fará jogar melhor, mas um lote de raquetes pro stock apresentam as mesmas especificações, diferente das raquetes comuns, onde você encontrará variações às vezes mais significativavas. Obter uma raquete pro stock geralmente custa um pouco mais do que uma raquete comum. Outra coisa interessante é que as raquetes pro stock apresentam nomes diferentes dos modelos vendidos no varejo, como por exemplo Wilson H19 e H22, bem como Head PT57A e TGK 231.3.

Por que os fabricantes produzem raquetes pro stock?

A razão de existirem raquetes Pro Stock é devido aos requisitos de seus jogadores patrocinados. Muitos jogadores profissionais são muito exigentes em relação ao seu equipamento e passaram pelas categorias de juniores jogando com uma especificação específica de raquete de tênis. 

Depois que eles entram no tour e experimentam o sucesso, a raquete se torna uma extensão confiável de seu braço, à qual eles se apegam muito. O problema é que os fabricantes de raquetes precisam lançar novas raquetes a cada ano para permanecer no mercado. Novos trabalhos de pintura e moldes são criados anualmente para incentivar os clientes a atualizarem para a mais recente 'tecnologia' e obterem a melhor raquete de tênis disponível atualmente .

No entanto, nenhum jogador profissional está disposto a trocar as raquetes no mesmo ritmo que os fabricantes as liberam. Pode levar anos para se adaptar a uma nova raquete e se as especificações do novo modelo não forem próximas às existentes, simplesmente não funcionará. É por isso que os fabricantes precisam manter modelos antigos (ou personalizados) em uso para garantir que os patrocinados de suas marcas possam continuar jogando com a raquete que sempre usaram.

Andy Murray por exemplo, nunca usou uma raquete Head Radical. Ele usa uma "old school" Head Pro Tour 630 que é pintada como a Head Radical de varejo. Ainda assim, você entendeu: jogadores profissionais raramente trocam de raquete e uma vez que estão confortáveis, é raro ver mudanças significativas no equipamento. 

Federer é outro grande exemplo; ele usou a Pro Staff 90 desde o início de 2000 até 2013. Foram necessárias algumas combinações de fatos como uma lesão e a mudança de treinador (para Stefan Edberg) para Federer fazer a mudança. Se ele tivesse vencido 2 grand Slams em 2013, não acha que ele teria feito a mudança, acha ?

Abaixo a tabela de comparação entre a raquete Pro stock que Grigor Dimitrov utilizava no ano passado e a pro staff que ele endossava e era vendida no varejo (retail).

Raquete de Grigor Dimitrov


Há algum jogador que não esteja usando Raquetes Pro Stock?

Nem todos os jogadores profissionais usam raquetes lançadas há 20 anos. Muitos jogadores que entrarão no circuito vão utilizar raquetes de varejo. Muitos deles passarão a customizar suas raquetes e outros não.

A outra exceção aqui é a raquete de Roger Federer. A Wilson Prostaff RF97 Autograph, vendida nas lojas é a mesma raquete que Federer usa. É a primeira raquete pro stock produzida em massa.


Clique no link abaixo para ver uma lista com informações sobre raquetes, especificações, cordas e tensões usadas por alguns profissionais.


Deixe seu comentário caso tenha mais informações, sugestões ou perguntas. Bom jogo a todos !

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tudo sobre a rigidez da raquete (Stiffness)

Nova raquete Wilson Clash 100 V3 2025

A evolução do Tennis em 4 grips